Você está visualizando atualmente Dicas para garantir a segurança dos seus dados no armazenamento em nuvem

Nesse post, separamos as dicas para garantir a segurança dos seus dados no armazenamento em nuvem, para os seus negócios usufruírem de todas as tecnologias disponíveis com máximo de aproveitamento.

Atualmente, esse é um sistema altamente recomendado, seguro, prático e capaz de escalonar a sua empresa, otimizando a ação diária dos colaboradores.

Justamente por isso, traremos as principais dúvidas e questões que surgem em relação à seguridade desse serviço, visto que muitos empreendedores não sabem quais são as problemáticas que podem surgir. Boa leitura!

Principais desafios da nuvem

Primeiramente, vamos apresentar três principais desafios da nuvem, principalmente em relação aos negócios mais jovens, que continuam se adaptando ou migrando para este sistema.

Desconfiguração

Todos os sistemas cloud possuem uma configuração. Quando os elementos possuem brechas, podem ocorrer desconfigurações que comprometem a segurança da nuvem e até dificultam o uso.

Na maioria das vezes, a desconfiguração pelo não seguimento de protocolos ou falta de atenção interna. Por isso, é interessante configurar corretamente, autorizar acessos cuidadosamente e realizar manutenções/supervisões.

Trabalhos internos

Há pessoas na equipe que terão acesso a informações específicas. Alguns deles terão domínio total dos sistemas, mas existem equipes que saberão o básico. E são nesses “buracos” que podem ocorrer problemas.

Por isso, é importante regular o acesso, ter senhas em determinados dados, se ater a quais são os recursos/informações mais sensíveis, monitorar os acessos, etc. Uma forma de controle efetiva é ter um colaborador como “líder” em cada equipe, para gerenciar esses acessos.

Com isso, podem ocorrer alguns desafios, como a perda de dados, em casos de erros do usuário, substituições, sobrecargas de acessos e ataques cibernéticos. Os ataques com a Webcenter são incomuns e ensinamos uma série de medidas que você deve adotar para tal.

Dicas para garantir a segurança dos seus dados no armazenamento em nuvem

Dicas para garantir a segurança dos seus dados no armazenamento em nuvem_img2

1 – Verifique a confiabilidade e as opções disponíveis

Antes de mais nada, você precisa conhecer a empresa na qual está investindo, ou seja, aquela em que vai contratar sistemas, ferramentas, softwares, etc.

Simultaneamente, veja quais as soluções que cada empresa poderá ofertar para o seu negócio. Assim, você contrata um pacote de soluções personalizado e que sana as suas necessidades. Isso já torna esse investimento mais seguro, inclusive financeiramente.

2 – Segurança dos seus dados no armazenamento com senhas complexas

O segundo tópico se refere as senhas de acesso, algo indispensável quando falamos em proteção de dados. Então, existem algumas dicas práticas de como escolher boas senhas, anote:

  • Nunca use senhas óbvias, curtas ou simples;
  • Todos os arquivos devem ter senhas, informação é poder;
  • Não tenha uma mesma senha para diferentes arquivos/pastas;
  • Sempre faça o logout quando sair do sistema;
  • Não deixe as senhas salvas em nenhum dispositivo, pessoal ou profissional;
  • Essas senhas não devem ser fornecidas para terceiros, salvo colaboradores que precisam acessar os dados;
  • Misture letras, símbolos e números na escolha das senhas;
  • As senhas não devem remeter a informações pessoais ou profissionais que possam ser descobertas por terceiros.

3 – Cuidados relacionados aos equipamentos e sistemas

Os cuidados relacionamentos a equipamentos e sistemas envolvem todas as recomendações destinados aos maquinários usados para acessar a nuvem e os sistemas que esses possuem. Neste aspecto, fique atento a:

  • Uso de bons antivírus;
  • Diagnósticos e exclusão de apps ou arquivos perigosos;
  • Atualizações periódicas de todo o sistema operacional, apps, navegadores, antivírus e mais;
  • Prefira usar a criptografia de dados;
  • Tenha senhas para acessar esses equipamentos;
  • Evite acessar a nuvem em sistemas de uso pessoal, como smartphones e notebooks;
  • Tenha sistemas de bloqueio de equipamentos, para os casos de perdas ou roubos/furtos.

Aqui também é importante ter boas opções de restauração e recuperação dos dados, evitando a perda e garantindo backups de segurança.

4 – Segurança dos seus dados no armazenamento com autenticação em duas etapas e normas internas

Por fim, a autenticação em duas etapas é uma medida extra de segurança e facilita o controle ao acesso de informações. Por exemplo, muitas empresas optam por enviar os códigos para uma equipe de segurança, que podem ou não fornecer a equipe, liberando o acesso aos dados.

Mesmo quando esse código é enviado para o funcionário, já se trata de uma segurança a mais para a nuvem.

Simultaneamente, é imprescindível criar normas internas de segurança, principalmente para o trabalho remoto. Dessa forma, informe a equipe o que deverá fazer em casos de e-mail suspeitos, mensagens de números não registrados, registros duvidosos, etc.

Enfim, aqui na Webcenter você elimina os altos custos em T.I. da sua empresa com pacotes de soluções feitos sob medida para o seu negócio. Fale com um dos nossos consultores e tenha tudo o que precisa agora.

Deixe um comentário