Você está visualizando atualmente Segurança de dados: os principais desafios no armazenamento em nuvem e como superá-los

A segurança de dados é uma das tendências anuais de extrema valia para os negócios. Por isso, muitos clientes Webcenter buscam conhecer os principais desafios no armazenamento em nuvem e como superá-los.

Dessa forma, o objetivo é garantir que você tenha as informações que precisa para o seu negócio ser mais eficiente e seguro, contra ataques ou tentativas de invasões.

Cabe destacar que a Deloitte realizou uma pesquisa apontando que em torno de 41% das organizações já tiveram algum problema se segurança, os chamados “ataques virtuais”.

Geralmente, é quando isso ocorre que as empresas começam a investir na área de segurança. Entretanto, a recomendação é fazer isso previamente, para escalonar corretamente as informações e fazer parte da estatística que conseguiu evitar ações danosas aos dados da empresa.

Boa leitura!

Segurança de dados os principais desafios no armazenamento em nuvem e como superá-los_img21# O problema das redes inseguras

Primeiramente, mesmo que a maioria das empresas já esteja com o cronograma e as metas de 2024 prontas, a realidade é que as redes inseguras continuam sendo uma realidade.

Ao falarmos de redes domésticas, chegamos a um dos principais desafios dos negócios, comprometendo a integridade e segurança dos sistemas.

Logo, a Webcenter destaca a relevância de implementar o VPN as a Service, para uma conexão “ilimitada”, por meio de qualquer dispositivo.

Recorrer ao VPNaaS garante proteção de acessos externos, disfarça o tráfego de dados, impede que hackers decifrem dados não criptografados e mais.

Junto a isso, recomendamos o uso de um sistema de Email-Seguro, Hospedagem Inteligente e Firewall. Caso tenha dúvidas sobre o pacote ideal para a sua empresa, converse com um dos nossos consultores para escolher serviços personalizados.

Frequentemente, as empresas optam por esse sistema por terem medo da nuvem, por uma falta de conhecimento ou manejo dessa tecnologia. Para superar isso, é importante conhecer melhor a ferramenta e dar início ao upgrade interno.

2# Principais desafios no armazenamento em nuvem: a cultura da organização

No segundo tópico desse artigo, chegamos à questão da cultura da organização.

Afinal, não é segredo que o mundo vem evoluindo rapidamente nos últimos anos e existem algumas incertezas colaborativas referente a desemprego ou mesmo a funções internas nos negócios.

Na prática, muitos colaboradores questionam sobre a segurança dessas tecnologias, não aprendem o funcionamento e até falam sobre a “substituição humana”.

Porém, a realidade é que os colaboradores não vão ser substituídos pelas máquinas, mas sim sobre a necessidade de se adaptar ao mercado. Em outras palavras, semelhante ao que sempre aconteceu no mercado.

Dessa forma, para superar esse desafio, além de incorporar as mudanças gradualmente, é importante ter um bom regimento interno, realizar reuniões de adaptação, entender como isso tudo afeta o cotidiano, o papel de cada um ali dentro, etc.

Boa práticas profissionais dependem de capacitação e manutenção, tanto do sistema quanto dos profissionais.

3# Questões internas além da cultura

Entre os principais desafios no armazenamento em nuvem, a Webcenter destaca as chamadas “ameaças internas”. Porém, é preciso ter um pouco de calma ao citar o assunto.

Assim, essas ameaças decorrem, principalmente, de ações que parecem inofensivas. Como, por exemplo, uma senha fraca usada pelos colaboradores, muitas vezes uma tentativa de evitar o esquecimento da mesma.

Além disso, outros problemas incluem a alta rotatividade de funcionários (gerando um aumento rápido de pessoas que acessam o sistema). Ademais, temos registros em locais errados, arquivos corrompidos, não atualização de sistemas/ferramentas e mais.

Portanto, a superação desses desafios se dá através de uma junção de ações. Como a capacitação de pessoas, atualizações internas, regimentos a serem seguidos e assim por diante.

Desafios no armazenamento na nuvem: Home office e a polarização de ferramentas

Desde a pandemia, o home office se tornou um meio ainda mais efetivo de trabalho.

Através desse modelo de trabalho, os colaboradores necessitaram de novas dinâmicas, mais modelos flexíveis e acessos, colaboração entre equipes e setores, etc.

O uso dessas novas tecnologias traz a vulnerabilidade das empresas à tona.

Para trazer a segurança do negócio, é importante gerenciar o acesso de cada colaborador/equipe, definir funções e cargas de trabalho, garantir o uso de senhas fortes e possuir um sistema de autenticação em duas etapas.

Por fim, destacamos a importância de sempre utilizar as ferramentas adequadas no seu negócio.

A ausência de ferramentas adequadas para a empresa é um dos principais desafios no armazenamento em nuvem, tornando o sistema mais vulnerável. Inclusive, neste aspecto, é essencial que o seu parceiro tenha um suporte de qualidade.

O Cloud Computing da Webcenter possui processadores isolados, memória dedicada e diferentes opções para escolher o mais adequado para sua aplicação.

Deixe um comentário