Veja as diferenças entre os tipos de servidor de arquivos

Veja as diferenças entre os tipos de servidor de arquivos

Se você tem pensado em mudar seu servidor de arquivos, deve considerar que a tecnologia de cloud computing é uma realidade nas empresas do mundo todo.

Entretanto, ainda há quem duvide dos benefícios que a computação em nuvem tem a oferecer aos negócios. Talvez, a falta de informação a respeito dessa tecnologia seja a grande responsável por isso.

Quando falamos sobre infraestrutura de TI, os servidores físicos são soluções que têm ficado no passado. Isso porque os data centers, projetados na década de 90, abrigam hardwares e outros servidores essenciais para o armazenamento e processamento que protegem contra a perda de dados.

Nesse contexto, os recursos para as empresas arquivarem seus dados estão em constante melhoria. Por isso, neste artigo, vamos fazer um comparativo entre a antiga geração de File System (sistema de arquivos) com a nova geração, para você avaliar qual é o melhor servidor de arquivos para o seu negócio. Confira!

Antiga Geração de File System

O servidor de arquivos tradicional é representado por aquele computador que fica em uma sala específica de TI e faz o papel de ponto de armazenagem e acesso às informações, onde serão arquivados documentos importantes, implantados dados de acesso, banco de dados, softwares, entre outros.

Servidor digital — armazenamento em nuvem

Por sua vez, o servidor digital em cloud tem a mesma função. Porém, ele fica armazenado em “nuvem”, ou seja, alocado em algum data center do país (ou até mesmo do mundo), e temos acesso a ele via Internet.

Aplicabilidade dos dois tipos de servidor de arquivos

Atualmente, muitas são as empresas que prestam esse serviço de servidor em cloud. Os principais diferenciais a serem observados são: o custo e o suporte.

Quando a instituição faz a escolha pela antiga geração de sistemas de arquivos, além de correr os mais variados riscos possíveis e pagar valores consideráveis pela aquisição, é preciso gastar também com:

  • softwares de segurança;
  • licenciamento desses softwares;
  • contratação de profissional de TI próprio ou terceirizado para assegurar a manutenção e atualização etc.

Por outro lado, ao investir em um serviço cloud, como o Webdrive, o custo é centralizado, definido em função de seu uso, e com muitas vantagens: toda responsabilidade de segurança, manutenção, atualização e gasto com energia, fica por conta da empresa que presta esse serviço. Assim, essa opção deixa seu negócio bem mais ágil.

Entretanto, se houver a necessidade de aumentar a memória, capacidade de processamento, tráfego ou espaço em disco? Para tanto, basta apenas alterar o plano e pronto. Esse procedimento é conhecido como escalabilidade, que pode ser horizontal ou vertical. Dessa forma, sua empresa não se preocupa com a realização de um upgrade ou ainda com a compra de outra máquina.

Outro ponto que merece destaque é a facilidade de acesso. Com o gerenciamento de arquivo em nuvem, é viável acessar os dados de qualquer lugar do mundo de uma maneira bem mais simples e facilitada, dispondo de completa segurança e performance, como sua conta de e-mail do Google. Isso certamente torna seu trabalho mais rápido e eficaz.

Se for o caso de acontecer algum problema como a queda do serviço, automaticamente outro servidor assume o papel com os mesmos recursos e, na maioria das vezes, o usuário nem percebe. Concluindo, o servidor cloud é, sem dúvidas, a melhor escolha, justamente por aliar custo mais baixo, segurança, desempenho e flexibilidade.

Melhor opção de servidor de arquivos

Atualmente, contamos com inúmeros fornecedores: Google Drive Corporate e Dropbox Corporate são apenas alguns exemplos, e nós, da Webcenter, somos especialistas na solução Webdrive, a melhor opção de servidor de arquivos do mercado.

Por fim, novas tecnologias começaram a ser desenvolvidas com o objetivo de tornar mais fácil e eficiente a gestão dessas infraestruturas. Como servidor de arquivos, o cloud é somente mais uma dessas inovações, mas talvez seja a que cause maior impacto atualmente.

Se você gostou deste conteúdo com a comparação entre a antiga e a moderna geração de servidor de arquivos, não deixe de conferir nosso post para entender quais as diferenças entre servidor virtual privado e cloud computing!

Webdrive – Baseado em Cloud Computing de Gerenciamento de Arquivos

Solução que permite o armazenamento e compartilhamento de seus arquivos de uma forma segura, garantindo a disponibilidade de seus dados em qualquer momento e em qualquer lugar.






Powered by Rock Convert

Deixe uma Resposta