Você está visualizando atualmente A importância do armazenamento de arquivos na nuvem para a mobilidade no trabalho

Nesse post, traremos uma temática comum entre os clientes Webcenter: a importância do armazenamento de arquivos na nuvem para a mobilidade no trabalho.

Inclusive, é interessante falarmos mais sobre essa questão, que vem se popularizando e promete revolucionar cada vez mais a ação profissional. Então, algo que começou com a pandemia, com o home office, rapidamente se torna viável para todos os tipos de negócios. Com isso, amplia a atuação da equipe e colaboração mútua.

Mudanças no ambiente de trabalho

O futuro da mobilidade no trabalho prevê algumas mudanças significativas em diversos setores. Com a pandemia do Covid-19, o deslocamento dos colaboradores foi uma necessidade, devido o fechamento das empresas.

Em síntese, para assegurar a proteção dos indivíduos e manter o isolamento/distanciamento social foi necessário transformar um espaço de casa em local de trabalho.

Assim, milhares de empresas tiveram problemas em adaptar o local de trabalho, bem como para:

  • Transferir atividades;
  • Atender todas as demandas;
  • Garantir a acessibilidade de informações de cada setor.

Por exemplo, a equipe de marketing não conseguir ter acesso aos relatórios de vendas e a de administração não tinha todos os documentos, como notas fiscais e caixa.

Dessa forma, temos a importância da mobilidade no trabalho que, mesmo com a vacinação e ampliação da ação profissional, se tornou uma opção viável.

Na prática, tendo mobilidade, é possível ampliar o campo de mercado, atuar em diferentes horários, fazer parcerias em quaisquer lugares do globo, ter especialistas atuantes em mais horários, compartilhar/acessar informações valiosas em tempo real e mais.

Simultaneamente, há facilidades indispensáveis para o dia-a-dia, como:

  • Compartilhar e acessar a agenda do dia;
  • Conferir prazos e projetos/trabalhos;
  • Realizar, conferir e acompanhar as tarefas, etc.

Por exemplo, você pode conferir como cada equipe está atuando, ofertar as informações que cada colaborador precisa em poucos minutos, acessar relatórios e informações em qualquer lugar, entre outros aspectos.

A importância do armazenamento de arquivos na nuvem para a mobilidade no trabalho_img2A importância do armazenamento de arquivos na nuvem para a mobilidade no trabalho

Sabendo como a mobilidade no trabalho mudou o cenário de atuação profissional, alavancando o funcionamento das empresas e ainda trazendo escalabilidade, é importante conhecer o papel da nuvem nisso tudo.

Portanto, a importância do armazenamento de arquivos na nuvem é o que permite a mobilidade, já que facilita e possibilita o acesso às informações do negócio.

Em suma, é através da nuvem que os dados ficam disponíveis 24/7 para você e sua equipe.

Na rotina de trabalho, isso torna a resolução de problemas mais rápida e eficaz, reduz os custos com equipes de T.I., bem como agiliza a tomada de decisões. Simultaneamente, traz mais segurança para as informações da empresa e otimiza o compartilhamento/colaboração entre equipes/responsáveis.

Entretanto, é indispensável escolher parceiros confiáveis, garantindo sincronização, controle, segurança e recuperação rápida de arquivos. Além disso, promove agilidade no trabalho, já que as equipes não ficam à mercê de pastas e salas de arquivos, tudo fica disponível em poucos cliques.

A importância do armazenamento de arquivos na nuvem para a mobilidade no trabalho habilita a recuperação, rastreia alterações, evita riscos de danos (incluindo desastres naturais), fortalece o desenvolvimento interno e traz a disponibilidade.

Cargas de trabalho e mobilidade

Por fim, é válido destacar que todas as empresas devem ter alguns cuidados quando falamos em mobilidade. Isso por se tratar de um assunto que traz à tona a “carga de trabalho”.

Dessa forma, mesmo otimizando a disponibilidade e mobilidade, é importante conversar com a equipe sobre cargas horárias, desenvolvendo horários flexíveis, mas evitando problemáticas em relação a excessos.

Nesses casos, converse com a equipe sobre controle de horas, bancos de atividade, salvamento de dados, negociações de horas extras e assim por diante.

Enfim, para saber mais sobre o mercado e acompanhar tendencias, confira o Blog Webcenter ou contate um dos nossos especialistas para ter um pacote de soluções sob medida para sua empresa.

Deixe um comentário