Você está visualizando atualmente Ainda vale a pena ter um serviço de FTP?

Muitas empresas usam um serviço de FTP (File Transfer Protocol) para transferir seus arquivos para a internet. Suas principais utilidades são a possibilidade de enviar arquivos para servidores de hospedagem de sites ou documentos para outros usuários.

Porém, ele está caindo em desuso, devido às suas vulnerabilidades de segurança — como a falta de criptografia e a facilidade de intercepção dos pacotes de dados por terceiros. Por outro lado, há várias inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para substituir o serviço de FTP e preservar melhor a segurança da informação.

Quer saber quais são elas? Acompanhe o post!

Compartilhamento de arquivos online

O compartilhamento de arquivos por meio de um serviço de FTP envolve algumas complicações, como o difícil controle de acesso aos arquivos e a dificuldade de resolver erros sem conhecer os códigos e comandos do servidor. Por isso, é preciso buscar uma solução que seja mais fácil de usar e não exija tantos conhecimentos de TI por parte dos usuários.

O compartilhamento de arquivos online é uma alternativa que resolve esses problemas, devido à sua praticidade e rapidez de transferência de arquivos. Ele permite que os arquivos sejam copiados do computador para a web de forma simples e compartilhados por meio de links. Assim, é possível acessar os arquivos diretamente no navegador, sem a necessidade de instalar softwares adicionais.

webdrive

O webdrive é um serviço baseado em Cloud Computing para gerenciamento de arquivos que possibilita armazená-los e compartilhá-los com segurança e garante sua disponibilidade para os usuários sempre que necessário.

Através do webdrive, pode-se compartilhar os arquivos de várias maneiras. Uma delas é a criação de um link que é enviado para o destinatário do arquivo. Através deste link, pode-se baixar o arquivo e também é possível acrescentar uma senha e uma data de expiração para o link.

No caso de transferências regulares, é possível criar um usuário para o destinatário, de tal forma que ele terá acesso a determinadas pastas ou arquivos, permitindo que ele receba todas as atualizações automaticamente em seu desktop. Isso permite que se crie uma colaboração real dentro do sistema de arquivos da empresa.

Você pode contratar a quantidade de espaço de armazenamento de acordo com suas necessidades e administrar o acesso a todos os arquivos da empresa, já que ele tem muito mais recursos que os serviços de FTP. Além disso, como os arquivos serão armazenados na nuvem, você reduz custos em TI relacionados à manutenção de servidores para esse fim.

Nuvem

Armazenar os seus arquivos na nuvem elimina a necessidade de ter que compartilhá-los com os colaboradores da empresa por meio de um servidor FTP. Isso porque eles ficarão armazenados de forma segura nos servidores da empresa fornecedora do serviço, e será possível acessá-los a qualquer momento por meio da internet.

Uma das principais vantagens da Cloud Computing é o aumento de produtividade dos colaboradores, já que eles poderão trabalhar em conjunto com maior facilidade e ter acesso a arquivos e dados sempre atualizados.

Além disso, é possível contratar somente o espaço de armazenamento necessário e saber exatamente quanto você vai pagar pelos serviços, o que permite um melhor planejamento financeiro.

Hospedagem compartilhada

Os serviços de hospedagem compartilhada são uma boa opção para a criação do site da empresa e já contam com um gerenciador de arquivos para administrá-los. Isso evita que você precise usar uma conexão FTP para transferir os arquivos para o servidor.

A hospedagem compartilhada atende às necessidades da maioria dos sites básicos. Porém, caso o seu site precise de uma solução mais robusta, você pode optar pela hospedagem inteligente, que é um serviço mais flexível e capaz de se adaptar a todos os tipos de demanda.

Como você viu, há diversas alternativas mais seguras e eficientes ao serviço de FTP. Ao optar por alguma delas, você vai trazer mais segurança aos dados empresariais e facilitar o trabalho de seus colaboradores.

Gostou do artigo? Então assine já a nossa newsletter e fique sempre atualizado sobre os novos conteúdos do blog!

Deixe um comentário