Você está visualizando atualmente 5 dicas para implementar a redução de custos em TI

Os gestores de empresas estão constantemente em busca de novas formas de melhorar a performance do setor de TI e diminuir gastos sempre que possível. Contudo, a redução de custos em TI envolve algumas estratégias que nem todos eles conhecem — e, por isso, acabam não conseguindo alcançar os resultados esperados.

Muitas empresas têm gastos desnecessários devido a diversos problemas que poderiam ser evitados. Isso inclui a existência de processos pouco eficientes, sobrecarga da equipe de TI, má escolha de fornecedores, falta de soluções tecnológicas, entre outros.

Neste post, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo a reduzir custos no setor de TI. Acompanhe!

1. Trocar data center por computação em nuvem

Manter um data center na empresa é uma tarefa que exige muito tempo da equipe de TI e traz muitos gastos com manutenções e medidas de segurança. Além disso, quando os servidores ficam fora do ar, a organização pode sofrer com a indisponibilidade de seus serviços.

Para resolver esse problema, é possível investir em uma solução de Cloud Computing. Assim, você não depende exclusivamente do funcionamento de seus servidores locais, já que suas aplicações ficarão armazenadas em uma infraestrutura confiável fora da empresa. Além disso, ainda obtém uma maior segurança para seus dados e sistemas.

2. Implementar o BYOD

Os equipamentos da empresa nem sempre são tão modernos quanto os colaboradores gostariam que fossem — e isso pode dificultar a execução das tarefas. No entanto, você não precisa investir uma enorme quantia na compra de novos instrumentos de trabalho, já que há a opção de implementar o Bring Your Own Device (BYOD) na organização.

O BYOD é uma prática que permite que os colaboradores utilizem seus próprios dispositivos para trabalhar. Ela reduz custos com equipamentos e softwares, além de aumentar a produtividade dos funcionários, já que eles têm maior familiaridade com as ferramentas de sua preferência.

3. Integrar sistemas

Usar sistemas para automatizar operações é uma ótima estratégia para facilitar o trabalho dos colaboradores e economizar tempo. Todavia, algumas empresas adquirem sistemas de gestão diferentes para atender a cada um de seus setores.

Além de gerar custos desnecessários, essa prática dificulta a comunicação interna e o gerenciamento das aplicações, principalmente quando há a necessidade de solicitar suporte aos fornecedores.

Ao integrar todas as funcionalidades dos sistemas em uma única plataforma, você vai reduzir custos com softwares e aumentar a produtividade da sua equipe, já que isso facilita muito o trabalho. Assim, também será possível entregar projetos mais rapidamente e melhorar os lucros da empresa.

4. Terceirizar serviços

O outsourcing é mais uma das estratégias que auxiliam na redução de custos em TI. Ela consiste em terceirizar alguns serviços do setor, como o desenvolvimento de softwares, manutenção de equipamentos, projetos de redes ou treinamentos para os colaboradores.

Com a terceirização de atividades específicas, você reduz gastos com a contratação de especialistas e sua equipe de TI pode focar em tarefas mais estratégicas para o negócio. É importante, entretanto, que algumas atividades relevantes continuem sendo realizadas internamente, como a coordenação do setor, a administração de contratos e a escolha dos parceiros e fornecedores.

5. Reavaliar fornecedores

Reavalie todos os fornecedores de produtos e serviços para o setor e veja quais devem ser mantidos ou substituídos. Isso inclui as empresas que fornecem os equipamentos de TI, sistemas empresariais, provedor de internet, serviços em nuvem, entre outros.

Contudo, não se trata apenas de buscar fornecedores que ofereçam preços mais baixos, mas, sim, um melhor custo-benefício para a empresa. Por isso, é importante sempre acompanhar de perto a qualidade dos serviços prestados. Assim, você não só reduz custos, mas também obtém um maior retorno sobre seus investimentos.

A redução de custos em TI aliada ao aumento de produtividade de sua equipe vai trazer ótimos benefícios à empresa. Ao seguir as dicas apresentadas aqui, você vai conseguir melhorar o funcionamento do setor de Tecnologia da Informação sem ter tantos gastos e alcançar uma maior lucratividade.

Gostou do artigo de hoje e precisa aumentar a eficiência de seus colaboradores? Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe e ter melhores resultados!

Deixe um comentário