Webcenter

FILE System – O que é o sistema de arquivos

Início » Blog » FILE System – O que é o sistema de arquivos
FILE System – O que é o sistema de arquivos
Segurança

O File System é um sistema de arquivos que vem ganhando mais notoriedade com o tempo, principalmente porque as pessoas estão conhecendo melhor a tecnologia.

Porém, não é incomum que surjam dúvidas sobre o que exatamente é esse sistema, como ele funciona e quais os benefícios em conhecer e usar.

Dessa forma, venha entender tudo isso de maneira simples e ainda se preparar para explicar melhor para as pessoas que estão à sua volta.

Afinal, se você trabalha dentro do ramo, é essencial conhecer as opções disponíveis e saber como falar com o seu público.

Boa leitura!

O que é o sistema de arquivos?

O sistema de arquivos é o nome “brasileiro” de File System, mas que também é conhecido como sistema de gestão de arquivos.

Dessa maneira, já é possível ter uma ideia mais ampla sobre o que está sendo falado nesse post.

Na prática, o sistema é a maneira como os dados ou informações estão organizadas em um meio de armazenamento.

Por exemplo, os discos magnéticos, que são os mais usados.

Mas não para por aí não.

Acontece que a maneira como o sistema operacional descodifica esses dados, garantindo a interpretação dessas informações, é possível manter tudo em ordem.

Ou seja, o sistema armazena esses dados, cabendo ao sistema operacional a decodificação.

Para quem está começando a entender sobre tecnologia, tudo isso pode parecer um pouco difícil, mas é muito mais simples do que você pode imaginar.

A regra mais básica é pensar que tudo funciona como uma rede, em cadeia: então, uma parte depende da outra para que tudo funcione como deveria.

Enfim, o File System é o sistema de gestão, a maneira como os arquivos são organizados em um determinado meio de armazenamento.

Assim, o backup se torna algo mais simples: para você não perder nenhum arquivo importante e ainda conseguir acessar de forma facilitada.

Exemplo prático

Uma maneira simples de entender o sistema de arquivos é comparando-o com uma biblioteca.

Assim, todas as livrarias e bibliotecas utilizam um meio geral de organização para todas as obras, geralmente separando por gênero e, dentro de cada gênero, organizando de acordo com a inicial do sobrenome do autor.

Esse padrão facilita o processo de busca, para que você encontre os livros com mais facilidade, agilizando rotina bem como organização do espaço.

Pensando neste exemplo, o sistema operacional do dispositivo, como o computador, é o bibliotecário responsável por toda a organização e até por encontrar cada um dos livros que os estudantes ou clientes precisam.

Enquanto isso, o File System é a gestão dos livros, a maneira como eles são organizados.

Indo um pouco além disso, é válido destacar que o sistema operacional utiliza sempre os espaços vazios do disco.

Todos os arquivos são rotulados através do Bloco de Controle de Arquivo, ou FCB, ao mesmo tempo que desenvolve uma lista de posição para todos os dados.

Essa lista é chamada de MFT – Master File Table, traduzido como Tabela de Arquivos Mestre.

Portanto, sempre que ficar na dúvida sobre o que é o File System, pense no sistema de arquivos como o padrão ou estrutura lógica para que todos os dados sejam acessados.

É importante destacar ainda que em uma mesma partição existe apenas um tipo de formato ou ficheiro.

Os benefícios do File System

FILE System – O que é o sistema de arquivosNa prática, o sistema de arquivos tem como principal proposta o armazenamento, organização e o aceso de dados de maneira funcional.

Mais importante que isso, é lembrar que não se trata apenas de computadores, mas de qualquer dispositivo de armazenamento.

Ou seja, o File System também é essencial para o funcionamento dos CDs, DVDs, pendrives, HDs externos e outros.

Com isso em mente, os benefícios do sistema são também suas principais funções, como por exemplo:

  • Gerenciamentos dos arquivos;
  • Armazenamento de informações;
  • Recuperação de dados;
  • Permite o acesso a pastas e arquivos;
  • Garante a navegação pela estrutura, entre outras.

Como funciona – Da teoria a prática

Até o momento tudo ficou bastante teórico, não é mesmo?

Entretanto, a realidade é que estamos tão acostumados a usar o File System no dia-a-dia que mal notamos como ele realmente funciona.

Na teoria, sabemos que se trata do sistema de gestão de arquivos.

Na prática, é importante reconhecer que todos os dispositivos de armazenamento possuem ficheiros ou partições, que são sessões que funcionam de forma diferentes.

Então, de acordo com os dados gravados em cada partição, aquele sistema de arquivos é formatado.

Imagine, por exemplo, um pendrive que você utiliza para gravar suas músicas, que serão reproduzidas na mídia do carro, mas que também tem uma pasta com fotos importantes.

Ou seja, são partições diferentes, cada uma com um tipo de arquivo.

Dessa forma, existem diversos tipos de sistemas de arquivos.

Alguns mais rápidos que outros, mais seguros, com especificações, somente para leitura, etc.

Como resultado, um dos File System que você precisa conhecer é o Webdrive.

O Webdrive é um serviço baseado em cloud computing de gerenciamento de arquivos online, para você não perder nada e ter acesso facilidade.

Em outras palavras, é possível acessar os seus arquivos de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo através do seu login de acesso.

Além disso, conta com backup automatizado, recuperação rápida em caso de acidente, compartilhamento simplificado e muito mais.

Então, vale muito a pena conhecer e, se ficar na dúvida, fale com um especialista para responder a todas as suas perguntas.

Classificação do File Sytem

A partir de todos os avanços da tecnologia até os dias de hoje, podemos dividir os sistemas de arquivos em quatro grupos:

  • Arquivos de Disco;
  • Banco de Dados;
  • Arquivos de Rede;
  • Arquivos de Propósito Especial.

FILE System – O que é o sistema de arquivosLogo, mesmo que existem vários sistemas, eles sempre são classificados em cada um desses grupos, tendo características especificas.

O EFS, por exemplo, é responsável por armazenar os arquivos em um formato de criptografia, o que garante segurança e confidencialidade dos dados.

Por outro lado, o EXT é um sistema desenvolvido para resolver limitações de um sistema mais antigo, o Minix. Sendo já substituído pelo EXT2.

Depois de ler esse post, tenho certeza que ficou mais simples entender e até mesmo explicar para terceiros o que é o sistema de arquivos File System.

Mas, se você ainda ficou com alguma dúvida, aproveite para conferir os demais posts da página e siga as redes sociais.

Assim, você não perde nenhuma novidade, aprende de um jeito fácil e se mantém atualizado. Até o próximo post!

Artigos Relacionados

5 dicas de segurança digital para colocar em prática imediatamente

Vinicius

Afinal, o que é e quais os benefícios da gestão de riscos em TI?

Vinicius

5 dicas de proteção para evitar perda de dados na sua empresa

Vinicius

Deixe um comentário