Você está visualizando atualmente FILE System – O que é o sistema de arquivos

O File System é um sistema de arquivos, termo que vem ganhando mais notoriedade, principalmente, porque as pessoas estão conhecendo melhor a tecnologia.

Porém, não é incomum que surjam dúvidas sobre o que exatamente é esse sistema, como ele funciona e quais os benefícios em conhecer e usar.

Dessa forma, entenda tudo isso de maneira simples e se prepare para explicar melhor para as pessoas que estão à sua volta.

Afinal, se você trabalha dentro do ramo, é essencial conhecer as opções disponíveis e saber como falar com o seu público.

Boa leitura!

O que é o sistema de arquivos?

O sistema de arquivos é o nome “brasileiro” de File System, mas que também é conhecido como sistema de gestão de arquivos.

FILE System – O que é o sistema de arquivosEle é a forma como os dados ou informações estão organizadas em um meio de armazenamento, como por exemplo, SSD, pen drive ou HD externo.

O sistema operacional decodifica esses dados, garantindo a interpretação dessas informações, mantendo tudo em ordem.

Ou seja, o File System armazena esses dados, e cabe ao sistema operacional a decodificação deles para tornar acessível ao usuário.

Para tornar mais simples, a regra mais básica é pensar que tudo funciona como uma rede, ou seja, em cadeia.

Então, uma parte depende da outra para que tudo funcione como deveria.

Com isso, o backup se torna algo mais simples: para você não perder nenhum arquivo importante e ainda conseguir acessar de forma facilitada.

E quais são as maiores vantagens do sistema de arquivos? É isso que você verá no próximo tópico.

Os benefícios do File System

 

Na prática, o sistema de arquivos tem como principal proposta o armazenamento, organização e o aceso de dados de maneira funcional.

Dessa forma, como foi falado anteriormente, ele ajuda no funcionamento de vários dispositivos de armazenamento.

Com isso em mente, os benefícios do sistema são também suas principais funções, como por exemplo:

  • Gerenciamentos dos arquivos;
  • Armazenamento de informações;
  • Recuperação de dados;
  • Permite o acesso a pastas e arquivos;
  • Garante a navegação pela estrutura, entre outras.

Existem muitos benefícios do File System, mas eles não são todos iguais. É possível dividir em algumas categorias de acordo com suas especificações. Entenda melhor no próximo tópico.

Classificação do File Sytem

A partir de todos os avanços da tecnologia até os dias de hoje, podemos dividir os sistemas de arquivos em quatro grupos:

  • Arquivos de Disco;
  • Banco de Dados;
  • Arquivos de Rede; e
  • Arquivos de Propósito Especial.

A partir das características específicas, é possível classificar os sistemas em um dos quatros grupos acima.

O EFS, por exemplo, é responsável por armazenar os arquivos em um formato de criptografia, o que garante segurança e confidencialidade dos dados.

Por outro lado, o Minix, que possuía limitações por ser sistema mais antigo foi substituído pelo EXT, que por sua vez, perdeu o lugar para o EXT2.

Agora que você entendeu o que é, os benefícios e a classificação do File System, saiba como ele funciona no cotidiano.

Como funciona – Da teoria a prática

Entretanto, a realidade é que estamos tão acostumados a usar o File System no dia a dia, que mal notamos como ele realmente funciona. O que já sabemos, é que ele se trata do sistema de gestão de arquivos.

Uma maneira simples de entender é comparando-o com uma biblioteca.

Assim, todas as livrarias e bibliotecas utilizam um meio geral de organização para todas as obras. Geralmente separando por gênero e, dentro de cada gênero, organizando de acordo com a inicial do sobrenome do autor.

Esse padrão facilita o processo de busca, para que você encontre os livros com mais facilidade, agilizando a rotina bem como a organização do espaço.

Pensando nesse exemplo, o sistema operacional do dispositivo é o bibliotecário responsável por toda a organização e até por encontrar cada um dos livros que os estudantes ou clientes precisam.

Enquanto isso, o File System é a gestão dos livros, a maneira como eles são organizados.

Todos os arquivos são rotulados através do Bloco de Controle de Arquivo, ou FCB. E assim como um bibliotecário, ao armazenar o livro, o sistema operacional utiliza os “espaços vazios da prateleira”.

FILE System – O que é o sistema de arquivosO sistema operacional desenvolve uma lista de posição para todos os dados, ou seja, o bibliotecário faz uma lista para encontrar os livros tornando mais fácil o acesso.

Essa lista é chamada de MFT – Master File Table (Tabela de Arquivos Mestre).

Todos os dispositivos de armazenamento possuem ficheiros ou partições, isto é, sessões que funcionam de formas diferentes.

É importante destacar ainda que em uma mesma partição, existe apenas um tipo de formato ou ficheiro.

Imagine, por exemplo, um pen drive que você utiliza para gravar suas músicas, que serão reproduzidas na mídia do carro, mas que também tem uma pasta com fotos importantes.

Ele possui partições diferentes, cada uma com um tipo de arquivo. Dessa forma, existem diversos tipos de sistemas de arquivos.

Alguns são mais rápidos do que outros, mais seguros, com especificações, somente para leitura, etc.

Um dos File System que você precisa conhecer é o Webdrive.

Ele é um serviço baseado em cloud computing de gerenciamento de arquivos online, para você não perder nada e ter acesso com facilidade.

Em outras palavras, é possível acessar os seus arquivos de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo através do seu login de acesso.

Além disso, conta com backup automatizado, recuperação rápida em caso de acidente, compartilhamento simplificado e muito mais.

Então, vale muito a pena conhecer e, se ficar na dúvida, fale com um especialista para responder a todas as suas perguntas.

Depois de ler esse post, tenho certeza de que ficou mais simples entender e até mesmo explicar para terceiros o que é o sistema de arquivos File System.

Mas, se você ainda ficou com alguma dúvida, aproveite para conferir os demais posts da página e siga nossas redes sociais.

Assim, você não perde nenhuma novidade, aprende de um jeito fácil e se mantém atualizado. Até o próximo post!

Deixe um comentário