Como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisões nas organizações?

Como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisões nas organizações?

A tomada de decisão nas organizações é um processo importante para resolver problemas e definir estratégias para alcançar melhores resultados no negócio. Ela envolve a gestão adequada dos processos empresariais e das equipes, além de um constante acompanhamento dos dados estratégicos da empresa.

Há diversas tecnologias que podem ser adotadas para obter informações importantes sobre o negócio e facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores. Elas simplificam a análise dos dados empresariais e permitem identificar formas de melhorar processos e enxergar novas oportunidades de negócio.

Quer saber quais são as soluções tecnológicas que podem ajudar na tomada de decisão nas organizações? Continue sua leitura!

Computação em nuvem

A computação em nuvem traz diversos benefícios para as empresas, como a redução de custos com manutenções e infraestrutura de TI, maior segurança de dados, disponibilidade dos sistemas e otimização do tempo dos colaboradores. Além disso, ela pode ajudar na tomada de decisão nas organizações.

Com ela, os arquivos e os dados da empresa estão sempre disponíveis para os gestores e podem ser atualizados em tempo real, o que facilita sua utilização para a definição de estratégias. A possibilidade de acessar os dados de forma remota agiliza ainda mais a tomada de decisões, já que os gestores podem monitorar a performance dos recursos e dos projetos da empresa, de onde quer que estejam — inclusive em diferentes filiais.

Gerenciamento de processos

Os sistemas de gestão de processos permitem organizar melhor os dados da empresa e automatizar tarefas repetitivas, o que aumenta a produtividade das equipes. Além disso, eles facilitam a análise de informações relativas aos processos da empresa, por meio de relatórios gerados automaticamente.

Uma boa opção, nesse sentido, é a integração entre o sistema de gestão (ERP) e o Customer Relationship Management (CRM) — permite conhecer melhor o perfil dos clientes. Ao integrar os dois sistemas, é possível obter informações que ajudam a planejar melhor as vendas e os investimentos e a reduzir custos na organização.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma ciência que busca simular a inteligência humana por meio de softwares e outras tecnologias. Assim, os sistemas podem aprender, continuamente, a identificar e resolver problemas, por meio de padrões presentes nos dados com os quais já entraram em contato antes.

Dessa forma, os dados obtidos por meio dos sistemas da empresa, por exemplo, podem ser analisados por sistemas de inteligência artificial, que farão previsões sobre diversas variáveis importantes para o negócio. Isso inclui o desempenho da concorrência, as tendências de mercado, o comportamento dos clientes etc. Assim, é possível tomar decisões com base em informações sempre atualizadas, precisas e confiáveis.

Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence (BI) são indispensáveis para coletar e analisar informações estratégicas que podem auxiliar no aumento da competitividade do negócio. Elas podem ser integradas com o ERP e o CRM, além de obter dados da internet — inclusive de redes sociais — para fazer campanhas de marketing mais eficientes e oferecer melhores produtos aos clientes.

Cada ferramenta de BI funciona de uma forma diferente, portanto, é preciso analisar as particularidades e os diferenciais de cada uma para escolher as mais adequadas para sua empresa.

A tomada de decisão nas organizações, quando feita de forma eficiente, traz diversos benefícios, como um melhor posicionamento no mercado e o aumento da lucratividade. Como você viu, a tecnologia é uma grande aliada nesse processo — e há diversas soluções disponíveis para isso.

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