Você está visualizando atualmente Como usar o File System – Comece a aplicar

Nesse post, vamos falar como usar o File System.

Sendo essa uma tecnologia de gestão que vem ganhando espaço nos últimos anos e promovendo mudanças profundas e benéficas para as empresas.

Inclusive, vale destacar que o primeiro desse sistema, chamado Ext foi introduzido em 1992. Na época, surgiu após uma atualização do Minix. Logo depois, veio a primeira evolução da ferramenta, o Ext. Este já suportava atributos que iam além de 2 unidades de terabyte.

Porém, foi com o Ext3 que surgiu o suporte jounaling. Com essa evolução, foi possível garantir controle das mudanças que eram realizadas no log do sistema. E só como Ext4 que os novos recursos de fragmentação e elevação nos volumes de armazenamento chegaram ao mercado.

Mas a evolução não parou por aí, mesmo com o Ext4 se tornando um padrão em 2010. E novas tecnologias foram sendo reconhecidas e estendidas.

Exemplo disso é o ZFS da Sun Microsystems. Desenvolvido para o Unix Solaris, esse file system atinge recursos mais avançados. Inclusive a identificação de quando um arquivo é corrompido ou não.

Por outro lado, o principal foco atual é a leitura e criação de arquivos. Sendo justamente isso que vamos apresentar a seguir.

Como usar o File System

Como usar o File System – Comece a aplicarNa prática, o file system tem como foco a leitura, criação, atualização de arquivos, bem como a eliminação (excluindo-o) e a mudança de nome.

Então, para fazer a leitura de arquivos, você pode usar o método “fs.readFile()”. Isso permite a leitura dos arquivos que estão salvos na unidade.

Assim, supondo que o arquivo esteja em formato html, será criado um arquivo node (Javascript). Isso permite que aquele código seja lido e retornado ao conteúdo.

Já para criar arquivos com o file system você vai utilizar o módulo com os seguintes métodos: fs.appendFile(), fs.open() e fs.writeFile().

O primeiro deles, por exemplo, faz um anexo envolvendo o conteúdo que foi especificado diretamente no arquivo. Portanto, se ainda não existe, ele é criado.

Já o segundo permite a criação de um arquivo vazio e o terceiro faz a substituição do arquivo e dos conteúdos especificados que existam.

Na prática, saber como usar o file system é algo pensado para a equipe de TI. Que vai otimizar o processo de organizar, armazenar e acessar dados. Já que esse sistema fica nos CDs e DVDs, discos rígidos, equipamentos de armazenamento externos (como pendrives) e assim por diante.

Com isso em mente, as funções principais que você deve conhecer são:

Formatação e particionamento

Entre as principais dúvidas de como usar o file system estão as questões envolvendo o particionamento e a formação.

Dessa forma, vamos por partes. Para entender particionamento, considere que os dispositivos possuem um espaço de armazenamento e que este espaço é dividido. Sendo que cada uma das divisões é chamada de partição.

Além disso, cada uma dessas divisórias tem uma formatação específica. Sendo isso que garante que os arquivos sejam gravados ali. Em um celular, por exemplo, há o espaço de mídia visual (fotos), de áudio, para sistemas (apps) e mais.

Neste aspecto, os sistemas são classificados em arquivos de:

  • Disco;
  • Rede;
  • Banco de Dados;
  • Propósito Especial.

Portanto, o file system garante que a formatação aconteça corretamente e que os arquivos sejam gravados naquele dispositivo.

Ao mesmo tempo, cada sistema possui distinções. Com questões que envolvem níveis de segurança, adequações, removíveis e assim por diante.

Na prática, os sistemas formatam essas partições de forma automática usando o file system mais adequado. Entretanto, você também pode alterar o sistema usado e isso se refere a formatação.

Ao pensarmos em um negócio, por exemplo, podemos identificar partições distintas e relevantes. Como o financeiro, administrativo, de marketing, recursos humanos, etc. Com esse volume, surge a necessidade de possui um Disaster Rocovery. Uma solução que traz proteção e recuperação de dados de forma ultra veloz. Afinal, acidentes e catástrofes sempre podem acontecer.

Importante

Na dúvida de como usar o file system, é válido considerar que o sistema de armazenamento organiza e agrega características para os arquivos. Com isso, recebe um nome, atributos, permissões de acesso e índice.

O índice é responsável por dizer quais são os arquivos da lista e onde cada um deles está localizado.

Para saber mais e acompanhar as novidades, confira o Blog Webcenter e aproveite conversar com um dos nossos especialistas sobre as melhores soluções tecnológicas para sua empresa.

Sobre a Webcenter e a solução de Webdrive

O WebDrive é uma solução de armazenamento em nuvem da empresa Webcenter que permite o acesso a arquivos em diferentes dispositivos e plataformas. Ele oferece recursos como sincronização de arquivos, compartilhamento de pastas e backup automático. Além disso, ele tem uma interface fácil de usar e suporte a diversos tipos de arquivos, incluindo imagens, vídeos, documentos e planilhas.

Deixe um comentário